Administrivo
O GERENTE deve ter capacidade de coordenar os trabalhos a serem realizados, fixando prioridades e exercendo a liderança junto a sua equipe e/ou subordinados. De forma a motivá-los.
O exercício da Função Direção, exige do gerente a capacidade de : COORDENAR , LIDERAR , MOTIVAR e TOMAR DECISÕES.
COORDENAÇÃO - visa identificar e analisar as relações que se estabelecem entre as pessoas e as organizações, maximizar a utilização dos recursos existentes, promovendo a integração entre as diferentes atividades de forma a evitar tanto a superposição quanto a duplicação de esforços . Assim, se caracteriza por uma ação conjunta em que se estabelecem compromissos entre diferentes áreas e pessoas.
Exige :
Relações intensas de negociação quanto ao uso dos recursos;
Definição de objetivos intermediários e critérios de acompanhamento / monitoramento;
Estabelecimento de estratégias comuns de ação e ;
Identificação de facilitadores ( aspectos fortes de cada um) para o estabelecimento de relações de ajuda recíproca.
INSTRUMENTOS :
1. 1 CRONOGRAMA - possibilita visualizar a interligação entre as diferentes atividades com os respectivos prazos de execução. Permite análise da relação atividade / tempo, o que facilita caso seja necessário negociar novos prazos e recursos, reforçando cada atividade.
1. 2 REUNIÕES PERIÓDICAS - com os responsáveis pelas diferentes atividades. Servem para acompanhar o trabalho, verificar cumprimento de prazos, identificar os fatores que estão facilitando e/ou dificultando a execução. Deve ser marcada com antecedência (programadas), com indicação de horário (tempo), local, participantes e temas a serem abordados.
1.3 MATRIZ INSTITUCIONAL MÚLTIPLA - visa identificar as