Administração por objetivos
1. Como surgiu a Administração por Objetivos – APO?
R= Década de 1950 com Peter F. Druker. Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. 2. Quais as principais características da APO?
R= Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior, estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição, interligação dos objetivos departamentais, elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle, contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos, participação atuante de chefia e apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.
3. Quais os critérios para fixação dos objetivos?
R= Organizar uma diretriz certa no sentido de uma finalidade comum, promover o trabalho em equipe e pode ser usado para eliminar as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização, servir de base segura para verificar o valor das metas e dos planos e ajudam a evitar erros devidos à omissão, tornar maiores as possibilidades de previsão do futuro e ajudar a orientar e a prever distribuição criteriosa dos recursos.
4. O que é um objetivo?
R= Objetivo é um dos componentes que diferenciam um sistema artificial de um sistema natural. Nas modernas teorias, o objetivo pode receber outros nomes, que podem ser vistos como sinônimos ou evidenciarem uma conotação crescente mais abstrata, tais como metas, visão etc.
5. O que significa uma hierarquia de objetivos?
R= Objetivos são resultados futuros que se deseja atingir. Há uma hierarquia de objetivos, pois alguns deles são mais importantes e predominam mais.
6. Defina estratégia e tática.
R= Estratégia: criar valor para o poder distribuir: seja sob o ponto de vista de mercado, ou seja, sob o ponto de vista de organização. Tática (<grego taktiké ou téchne = arte de manobrar [tropas]) é qualquer elemento componente de uma estratégia, com a