Contabilidade
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir).
Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."
Muito se tem escrito e falado recentemente a respeito da “superioridade” do
Fluxo de Caixa sobre a Demonstração do Resultado, da “volta da Contabilidade ao custo histórico puro” e ate da maior utilidade do Regime de Caixa sobre o de
Competência para fins de gerenciamento das empresas.
O nosso objetivo aqui é procurar mostrar que tudo isso pode ser válido.., para quem não entende de Contabilidade, ou não sabe de fato o que e Regime de Competência, não entendeu o que e fluxo financeiro na inflação ou então para quem esta sempre atrás de novos modismos, quaisquer que sejam, independentemente de uma analise critica e racional.
Em primeiro lugar discutamos a respeito do relacionamento entre a Contabilidade e o Fluxo de Caixa. Infelizmente ainda encontramos quem ache que a questão e de alternativa: ou um ou outro, sem que se perceba da ligação umbilical entre as