Administração por objetivos
A APO surgiu na década de 50,quando a emprasa privada norte-americana sofria pressões acentudas. Desde a intervenção Keynesiana durante a depressão que se seguiu á crise de 29,o capitalismo sofreu sucessivamente maiores intervenções e controles governamentais,pois passou-se a acreditar que as decisões nacionais não podiam depender do acaso da ação dos empresários. O empresário na década de 50 estava mais consciente da queda de suas margens de lucros e da nessecidade de reduzir despesas,e se concentrava mais nos resultados do que em esforços supérfulos e dispersivos. A pressão econômica da época gerou dentro das empresas uma administração por pressão,e a pressão exercida sobre os gerentes não conduziu a melhores resultados Isto por que os dirigentes das empresas interpretavam a ápatia dos gerentes em produzir os resultados esperados como rebeldia. Em resposta,as empresas endureciam seus controles e,com isso, apertava-se o círculo vicioso:maior controle,maior resistência ;maior resistência ,maior controle . Foi então que se buscou uma forma de equilibrar objetivos,admitir maior participação,descentralizar decisões,permitir autocontrole auto-avaliação,proporcinando maior liberdade ou maior relaxamento dos controles.
CARACTERÍSTICAS DA APO
A APO é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentado no príncipio de que,para atingir resultados,a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. Inicialmente se estabelecem os objetivos anuais da empresa.
Os objetivos de cada gerente ou departamento são feitos na base dos objetivos anuais da empresa.A APO é um processo pelo qual os gerentes de uma organização identificam objetivos comuns,definem as áreas de responsabilidade de cada um em