Administração por objetivos apo
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Origens:
A Administração por Objetivos ou Administração por resultados constitui um modelo administrativo bastante difundido e plenamente identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. A APO surgiu na década de 1950, através da publicação do livro de Peter F. Drucker, no qual caracteriza pela primeira vez a Administração por Objetivos. A APO é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. Inicialmente se estabelecem os objetivos anuais da empresa, formulados na base de um plano de objetivos a longo prazo. Escolhidos e fixados os objetivos organizacionais a serem alcançados, o próximo passo é saber como alcança-los, isto é, estabelecer a estratégia empresarial a ser utilizada para melhor alcançar aqueles objetivos.
O antigo conceito militar define estratégia como a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais, a APO defini a estratégia como “a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando a atingir objetivos a longo prazo.
Características:
- É uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo.
Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.
- É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar o seus objetivos de lucro e crescimento.
- É um estilo exigente e compensador de administração de empresas.
- É um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados.
1° As setes características principais da APO :