Administração por Objetivos (APO)
INTRODUÇÃO
Administração de Objetivos, tema desenvolvido, apontando qual sua definição, intuito, o porquê utiliza-lo, como utilizar, seus principais objetivos, não se esquecendo dos princípios que devem ser utilizados para o desenvolvimento deste processo.
Definição e necessidade das principais etapas que são o Planejamento e a Avaliação, no texto são apontadas as divisões dos processos a serem exercidos e sua funcionalidade.
DEFINIÇÃO
A Administração de Objetivos nada mais é do que o entendimento do processo de objetivos e/ou metas de uma organização, o intuito é que a administração e os funcionários sigam os objetivos traçados, mas não por mecanismo e sim que compreendam a atividade que exercem, tendo a participação de todos os funcionários da organização.
Definindo os objetivos de cada empregado, e assim comparando os ajustes realizados. Unificando os objetivos da empresa com o dos funcionários com foco em aumento de desempenho da organização.
As metas devem ser estabelecidas por completo, de forma clara para atender as necessidades e expectativas para serem melhoradas.
Princípios da Administração por Objetivo:
Objetivos específicos para cada função da organização;
Decisão;
Tempo específico;
Avaliação e feedback, com foco no desempenho.
PLANEJAMENTO
Para a Administração o Planejamento é fundamental, e para seu desenvolvimento é necessário que tanto os superiores e os subordinados definam-no.
Objetivos podem ser divididos em:
Estratégico: Generaliza toda a organização e é executa em longo prazo.
Tático: Distribuição de departamentos, tendo a interação com a execução em médio prazo;
Operacional: Voltado a cada atividade, detalhando e realizando em curto prazo.
PETER DRUCKER
Peter Drucker em 1954 utilizou o termo de Administração de Objetivos em seu livro “The Practice of Management”, de acordo com ele os gerentes devem evitar “a armadilha da