Criminologia
VT - ESTUDO DIRIGIDO 1 – VALOR: 2,0 PONTOS – DATA: 03.04.2012
ENTREGA: 10/04 (N2), 12/04 (N1) ou 13/04 (M1)
Orientações: O presente trabalho é composto de 7 questões. Poderá ser feito individualmente ou em duplas, escrito ou digitado.
1ª QUESTÃO – JUSTIFIQUE A SUA ESCOLHA COM BASE NA DOUTRINA E FUNDAMENTE A SUA RESPOSTA
I - O Código de Hamurabi, concebido na Babilônia entre 2.067 a 2.025 AC e na atualidade pertencente ao acervo do Museu do Louvre em Paris, não continha disposições penais em sua composição.
II - Segundo a “Lei Térmica da Criminalidade” de Quetelet, fatores físicos, climáticos e geográficos podem influenciar no comportamento criminoso.
III - Entende-se por “Cifra Negra” da criminalidade, o conjunto de crimes cuja violência produz elevada repercussão social.
IV - Seguidor da Antropologia Criminal, Lombroso entendia que havia um tipo humano irresistivelmente levado ao crime por sua própria constituição, de um verdadeiro criminoso nato.
V - Em sua obra “Dos Delitos e das Penas”, escrita por volta de 1765, Cesare Bonesana, o Marquês de Beccaria defendeu uma legislação penal rigorosa, aprovando a prática da tortura e da pena de morte.
A. ( ) apenas I, III e V estão corretos.
B. (X) apenas II e IV estão corretos.
C. ( ) apenas IV e V estão corretos.
D. ( ) apenas II e III estão corretos.
E. ( ) apenas III, IV e V estão corretos.
Justificativa: A “lei térmica da delinquência” de Adolphe Quetelet diz que os crimes contra as pessoas são mais frequentes nas estações e climas quentes, enquanto que os contra propriedades mais incidentes no Inverno (em climas frios), ou seja, fatores físicos, climáticos e geográficos podem influenciar no comportamento criminoso. E Cesare Lombroso era seguidor da escola positiva, que tinha ênfase nas ciências humanas, como método positivo a antropologia, que dizia que o homem criminoso é visto como um ser inferior, anormal, diferente e patológico, e Lombroso caracteriza os criminosos