Pendulo simples
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Curso de Física (Noturno) - Física Experimental A
Pêndulo Simples
RELATÓRIO
2-Objetivos:
Determinar a aceleração gravitacional,observar a influência da variaçãocomprimento do pêndulo no período de oscilação. T²=4π²g.L .Onde g é a aceleração da gravidade.
2-Apresentação:
O pêndulo simples é formado por uma particula de massa m suspensa por um fio leve e inextensível com comprimento variável.ligado a um ponto fixo (ver figura 1). Quando a partícula é levada de uma posição de mínima energia (ponto A ) para um ponto de energia mais alto (ponto B ) e é abandonada ( velocidade inicial nula ) , então, a partícula descreverá um movimento oscilatório, no plano da figura, em torno da posição A.
Figura 1- Exemplo esquemático e um pêndulo simples.
Desprezando a resistência do ar, a resultante das forças aplicadas à massa m na direção tangencial ao arco de circunferência é expressa por:
FT= - m g sen θ (1)
A aceleração tangencional é dada por: aT= L
Introdução Teórica
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico e oscilatório. É possível relacionar o período ( T ) com o comprimento ( L ) do pêndulo e a força da gravidade (g) aplicando as leis de Newton. Tal relação é expressa por: T = 2π (1) [1]