Administração Por Objetivo APO
ORIGENS
A Administração Por Objetivo ou Administração Por Resultados, teve o surgimento na era neoclássica na década de 50 por volta do ano de 1954 com o livro Teoria da Administração (The Practice of Management) de Peter F. Druck, o qual caracteriza pela primeira vez a APO, ficando conhecido como o criador.
A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns e definem as áreas de responsabilidades de cada um em termo dos resultados esperados.
IDEALIZADOR
Peter F. Druck nasceu em 19 de Novembro de 1909 em Viena Austrália. Foi escritor, professor, consultor administrativo e considerado o pai da administração moderna.
Escreveu mais de 30 livros entre eles a Teoria da Administração (The Practice of management) em 1950. Na década de 50 veio ao Brasil e conheceu o Presidente Juscelino Kubitschek e o apoiou em sua decisão de construir Brasília.
Faleceu em 11 de novembro de 2005 em Claremont Califórnia Estado Unidos.
OBJETIVO
Seu objetivo tem ênfase no planejamento e no controle administrativo, onde o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização, a declaração escrita do que se pretende alcançar.
Dentro desse conceito a APO trabalha do seguinte esquema:
1. Gerente e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é consensual e participativa.
2. A partir desse momento o gerente proporciona apoio, direção e recursos para que os subordinados possam trabalhar eficazmente. Orientados para o alcance desses objetivos, esses recursos são: (treinamentos, habilidades, equipamentos, etc.).
3. Os subordinados passam a trabalhar para alcançar metas e cobra os recursos e meios necessários para tal fim.
4. Periodicamente gerentes e subordinados se reúnem para avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
5. A partir das avaliações conjuntas há uma reciclagem do