Administração por objetivo
Administração por Objetivos surgiu na década de 1950 nos Estados Unidos através de estudos de Peter Ferdinand Drucker, surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. Possui algumas características principais tais como: é um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados, sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento dentre outras. O objetivo principal da APO é alcançar um alvo ou um ponto em um determinado intervalo de tempo, deslocando a ênfase dos meios para os resultados. Alguns dos benefícios da Administração por Objetivos são: aclaramento dos objetivos, melhoria do planejamento, aumento da motivação do pessoal etc. Melhorando assim o desempenho dos funcionários e consequentemente o desempenho da empresa.
II–Escola de Administração por Objetivo
Origens
A origem da Administração por Objetivos está baseada na mudança do enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades- meio e passou as atividades- fim, aos resultados. O termo Administração por Objetivos foi introduzido popularmente por Peter F. Drucker, ou seja, ele lançou um livro “Pratica da administração na empresa, em 1954 e isso fez como que ele fosse o criador da Administração por objetivos (APO).
De acordo com George Odiorne, a APO Surgiu na década de 1950, quando a empresa privada estava sofrendo as acentuadas pressões do pós-guerra, com isso a preção econômico da época gera dentro da empresa uma aplicação de procedimentos denominados “administração por pressão”, A pressão exercida sobre os gerentes não estava provando ser a melhor maneira de obter melhores