Administração no meu dia a dia
Administração Estratégica
2013/2
Sumário
1 Introdução a Administração Estratégica
1.1 Introdução
1.1.1 Globalização
O mundo atual está marcado pelo que se conhece como o processo de globalização, ou seja, pela crescente gravitação dos processos econômicos, sociais e culturais de caráter mundial sobre aqueles de caráter nacional ou regional. Embora não se trate de um processo novo suas raízes históricas são profundas—, as drásticas mudanças nos espaços e tempos, geradas pela revolução das comunicações e informação, ampliaram as dimensões, trazendo transformações qualitativas com relação ao passado.
Desde o início dos anos 1990, a economia brasileira e a atividade empresarial passaram por um processo significativo de desregulação cujo efeito maior foi à intensificação da concentração da propriedade e da internacionalização com implicações decisivas para a dinâmica da nossa economia e em particular, para o investimento, decorrentes de novas estratégias empresariais. Entre 1994 e 2006, o número de Fusões e Aquisições no país mais do que triplicou com uma presença crescente das operações transfronteiriças. Em simultâneo, o Investimento Direto Estrangeiro atingiu patamares inusitados. Observou-se na direção e intensidade de ambas as operações, um padrão cíclico acentuado com significativa influência das variáveis internacionais, tais como as estratégias das grandes corporações e o perfil do ciclo econômico global. Porém, esses processos que deram origem a profundas mudanças na estrutura da propriedade das empresas, paradoxalmente não deram ensejo a um desempenho expressivo do investimento produtivo (greenfield).
A globalização oferece, sem dúvida, oportunidades para o desenvolvimento. Compreendemos que as estratégias nacionais devem ser desenhadas em função das possibilidades apresentadas, assim como os pré-requisitos para uma maior