Administração: do feudalismo aos dias atuais
ADMINISTRAÇÃO: DO FEUDALISMO AOS DIAS ATUAIS
DIEGO ALEXANDRE RIBEIRO LIMA SAYONARA GUIMARÃES DE SOUSA
JUAZEIRO DO NORTE 2012
DIEGO ALEXANDRE RIBEIRO LIMA SAYONARA GUIMARAES DE SOUSA
ADMINISTRAÇÃO: O FEUDALISMO AOS DIAS ATUAIS
É buscado através deste trabalho fazer um estudo sobre o surgimento da administração bem como seu desenvolvimento no decorrer dos anos.
JUAZEIRO DO NORTE 2012
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de organizar os estabelecimentos originados da Evolução Industrial, profissionais de áreas distintas buscaram soluções específicas para problemas antes não existentes. Com isto, a aplicação de métodos de outras ciências gerou os rudimentos da ciência da administração. Também conhecida como Gestão de Empresas, a Administração é tem como base normas que tem função de regulamentar os elementos de produção. Com isso ela irá estudar, analisar e, se preciso, modificar os empreendimentos humanos em busca de resultados eficientes e eficazes que trarão retornos, lucrativos ou não, usando de responsabilidade socioambiental. Estudo administrativo propõe a existência de uma associação onde recursos e pessoas interajam em um mesmo ambiente, seja ele físico ou não, onde esta seja gerida em busca de um objetivo comum. Estas associações podem ser públicas, privadas ou mistas. Com ou sem lucratividade.
03
ADMINISTRAÇÃO: DO FEUDALISMO AOS DIAS ATUAIS
Com o surgimento das distintas organizações advindas do feudalismo através da criação dos feudos, onde grandes propriedades eram divididas em subseções criando-se a idéia de patrão e empregado, houve uma grande necessidade de uma nova ciência que pudesse resolver problemas antes não existentes. Iniciou-se então, um novo sistema de organização, uma nova ciência: a administração. No termino do Feudalismo para o início do Capitalismo, um novo processo de produção se estruturou: a manufatura. Com isto, os