Análise das Organizações
(B) Os sistemas como ciclos de eventos (o funcionamento de qualquer sistema consiste em ciclos recorrentes de entradas, de transformações e de saídas).
(C) Entropia negativa (processo reativo de obtenção de energia para deter o processo entrópico). (D) Informação como insumo, retro informação negativa e processo de codificação.
(E) Visão estrutural em detrimento da visão ambiental.
2. Ao observar a maneira como os gerentes tratavam seus subordinados,
McGregor concluiu que a opinião de um gerente sobre seus subordinados baseia-se em um grupo de suposições sobre a natureza humana, sendo que os gerentes moldam seu comportamento para com os funcionários de acordo com essas suposições. Assinale abaixo a alternativa que corresponde À VERDADE sobre essas suposições:
(A)
A Teoria Y afirma que, como os funcionários não gostam de trabalhar, eles precisam ser coagidos, controlados e ameaçados com punição para alcançarem os objetivos desejados;
(B)
A Teoria X pressupõe que os subordinados não gostam de trabalhar e, sempre que possível, tentarão evitar o trabalho;
(C)
A Teoria X alega que os funcionários podem ver o trabalho como algo natural, como descanso ou lazer;
(D)
A Teoria Y pressupõe que o ser humano comum não aprende a aceitar e a buscar responsabilidade;
(E)A Teoria X acredita que homens e mulheres exercerão a auto-orientação e o autocontrole se estiverem comprometidos com os resultados.
3. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da:
(A) Teoria da Burocracia;
(B) Teoria Contingencial;
(C) Teoria Comportamental;
(D) Teoria Clássica da Administração;
(E) Administração Científica.
4. A administração é um processo dinâmico que compreende quatro processos interligados: planejamento, organização, liderança e