administração japonesa
ADMINISTRAÇÃO JAPONESA: É um modelo de gestão empresarial fortemente embasado na participação direta dos funcionários, ou seja, na busca do aprimoramento continuo com o envolvimento de todos os funcionários e executivos. Busca qualidade total e dá ênfase ao trabalho em equipe com base no aproveitamento da potencialidade humana.
Componentes Principais:
Compreende técnicas de organização e administração dentro das quais se encontram as técnicas de administração da qualidade.
Compreende os princípios, a filosofia e os valores da organização e da sociedade japonesa - Cultura.
Princípios:
1- Eliminação de desperdícios
2- Produção flexível
3- Qualidade total
Métodos
• JUST IN TIME – sincronização do fluxo de produção, dos fornecedores aos cliente
• KANBAN – sistema de informação visual, que aciona e controla a produção • MUDA – busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício • KAIZEN – busca do melhoramento continuo em todos os aspectos, portanto se refletindo na produtividade e na qualidade, sendo os círculos de controle da qualidade apenas um dos seus aspectos. Características
Gerais
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA - A administração japonesa se baseia na forma participativa de gestão, envolvendo participação dos funcionários no processo decisório, negociação de metas trabalha em grupo, controle exercido através de liderança, comunicação bilateral, participação nos resultados.
PREVALÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – A falta de planejamento desperdiça mão-de-obra, recursos materiais e tempo, elevando os custos de produção, gerando perdas de mercado e desemprego. Através do estabelecimento de um planejamento estratégico a empresa ganha flexibilidade, utilizando seus pontos fortes para atender às necessidades de seus clientes e conquistar os clientes da concorrência.
VISÃO SISTÊMICA – A