Estilistica
Discente: Angélica de Castro Albuquerque
Docente: Profº Flávio
Disciplina: Produção de Texto
1. O que é estilística
Uma ciência recente, a estilística foi fundada no início do século XX por Charles Bally e Karl Vossler. Tendo em comum o estudo da expressividade, distinto, no entanto, por seus objetivos: a retórica era uma doutrina com fins pragmático-prescritiva, enquanto a estilística, como ciência, é mais de caráter descritivo-interpretativo, sem consideração de natureza normativa.
A estilística estuda o processo de manipulação da linguagem que permite a pessoa que fala ou escreve sugerir conteúdo emocional e intuitiva através de palavras. Além disso, estabelece-se capaz de explicar os princípios das escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que diz respeito ao uso da linguagem.
[...]A estilística […] não é mais que o estudo da expressão linguística; e a palavra estilo, reduzida a sua definição básica, nada mais é que uma maneira de exprimir o pensamento por intermédio da linguagem [...]. (GUIRAUD, 1970, p.11).
2. Dimensões da estilística
Conforme Parente (2008) a gramática se abre em quatro módulos, a fonética, a morfologia, a sintaxe e a semântica, e as fronteiras entre esses não são absolutas, mas graduais. É possível vislumbrar pelo menos três dimensões da estilística, conforme faz-se saber (apud Camara Jr. 1977):
a) estilística fônica: ressalta a expressividade do material fônico dos vocábulos tanto isoladamente, conto agrupados em frases.
[...]Para tanto, o objeto da análise é o material fonético da língua, sobre tudo os jogos entre os sons oclusivos versus fricativos, surdos versus sonoros, entre outas oposições possiveis. Além disso considerando a representação escrita, à estilística fonica interessam também os fenomenos da paronimia, homofonia e homografia, a entonação frasal, o ritmo do verso ou frase e a musicalidade inerente a palavra.[...] (PARENTE, 2008, p 91)