Administração japonesa
A partir da revolução industrial , teve inicio ao movimento de grandes pensadores, preocupados em organizar o complexo cenário organizacional em que se encontravam as empresas da época, alguns deles são Wilson Taylor, Henry Fayol .Agora vamos falar um pouco sobre a Administração Japonesa que foi idealizada por um engenheiro japonês Taiichi Ohno que criou o Sistema Toyota de Produção, esse sistema teve influência do ocidente baseados nas teorias de Taylor(cientifica) e Fayol(clássica),a partir destas Taiichi criou uma versão melhorada no conceito de administrar.
Administração Modelo Japonês
A administração japonesa nascida nos anos 50 ,em especial, na empresa automobilística Toyota Motors Company, teve origem no chão de fábrica , nos setores operacionais de ma¬nufatura , com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento contínuo da qualidade de seus produtos(kaysen).
Essa busca continua de melhoramento evitando o desperdício, e a politica governamental aliada, tornava a administração japonesa, com resultados diferenciados no mercado interna¬cional.
O sistema de produção japonês surgiu 25 anos depois da 2 guerra mundial , seu maior idea¬lizador foi Taiichi Ohno ,esse sistema é aplicado até na nossa atualidade.
Características básicas do Ohnoismo:
-Just In time->reduzir ao mínimo o tempo e o volume de estoque; -Kanban->sistema de informação visual ,que aciona e controla a produção;
-Muda->busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício;
-Kaisen->busca do melhoramento continuo em todos os aspectos ,portanto se refletindo na produtividade e na qualidade ,sendo os círculos de controle da qualidade apenas um de seus aspectos.
Princípios mais importantes:
-Eliminação de desperdícios;
-Fabricação com qualidade.
Eliminação de desperdícios:
-Reduzir ao mínimo a atividade que não agrega valor ao produto;
Fabricação com qualidade:
-Objetivo primordial a identificação e correção