Administração japonesa
Adriana Souza
Anna Karla Matos
Sandra Pla
Lucilene Amorim
ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
Brasília-DF
2011
Adriana Souza
Anna Karla Matos
Sandra Pla
Lucilene Amorim
ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
Trabalho de graduação apresentado à disciplina
Fundamentos da Administração aplicada do Curso
de Gestão em Recursos Humanos da
Faculdade de Tecnologia Senac-DF.
Professora Mariela
Brasília-DF
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A década de 1980 trouxe consigo novas abordagens para a gestão empresarial. As empresas americanas se viram diante de um conjunto de competidores: as empresas japonesas e sua forma inovadora e diferente de administração.
Requisitos para surgimento da gestão japonesa
Tais empresas como sony, Jvc, Nissan, Toyota conseguiram superar as empresas americanas em preço e qualidade. A Honda desenvolvia automóveis a cada 45 meses, enquanto a gigante General motors o fazia em 60 meses. A administração japonesa teve seu inicio no chão da fabrica da Toyota Motor Company nos anos 50 idealizada pelo engenheiro Taichi Ohno, que tinha como filosofia visar qualquer tipo de desperdício.
Contexto Sócio econômico japonês
O japão como todos sabemos, foi uma das nações mais prejudicadas com as guerras mundiais na década de 20 a 40. Que inicia sua restruturação a partir do plano marshall nos ano 50, em que os EUA optaram auxiliar economicamente os países destruíveis pela guerra. No entanto, a tentativa em produzir automóveis em larga escala esbarrou numa serie de problemas:
a) o mercado japonês era limitado e demandava diversos modelos diferentes, sendo que cada modelo não possibilitava escala em produção.
b) a força de trabalho nativa do