administração japonesa
Japão pós 2ª guerra mundial
Administração Japonesa
A origem da administração japonesa remonta a 1615/1868 – era tokugawa, donde surgiu os valores da sociedade japonesa – ocasião em que a sociedade feudal era dividida em classes pela ordem de importância: samurais, lavradores, artesãos e mercadores.
O surgimento da administração japonesa pode ser creditado à busca de transferência de tecnologias das nações ocidentais mais avançadas, tais como os EUA e Alemanha.
No oriente ela surge nos anos 50, depois da 2a guerra mundial, na Toyota Motor Co.,
Idealizada pelo engenheiro Thichi Ohuo.
A administração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatístico de processos, planejamento de produção, engenharia de produtos) e aliados ao favorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional.
Foi esta diferenciação que resgatou o foco da comunidade empresarial à área de produção, que até então era vista pelos outros setores na organização como um mistério insondável e desinteressante, barulhento, muitas vezes sujo, onde trabalhavam pessoas inexpressivas.
A partir disso, a gestão da produção passou a ser novamente incluída na discussão das estratégias do negócio. Buscou-se, então, adaptar o sistema de produção japonês a outros ambientes, desprendendo-o de sua origem na manufatura, buscando implementá-lo amplamente em qualquer tipo de indústria e em outros setores.
Características Gerais da Administração
Japonesa
●
●
●
●
●
●
●
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
PREVALÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VISÃO SISTÊMICA
SUPREMACIA DO COLETIVO
BUSCA DA QUALIDADE TOTAL