Administração grega
Desenvolvimento:
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônicos, eólios e dórios. As polis, forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VII a.C. As duas polis mais importantes da Grécia foram, Esparta e Atenas.
Após o século V a.C. foi um forte período e idéias e soluções na Grécia. Influenciada pelas idéias de democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei, ética na administração pública, planejamento urbano, os gregos construíram sua historia. E dessa forma, contribuíram para a civilização. * Administração participativa e direta na democracia; * Buscavam sempre mais conhecimentos por investigação; * Utilizavam da lógica para realização de fins; * Os administradores da polis ficavam responsáveis pela felicidade das cidades; * Preocupavam-se com o bom e o belo.
Democracia e ética:
Os gregos implantaram a administração participativa e direta em suas cidades. O que foi uma inovação, pois antes quem governava eram os monarcas, privilegiando as que detinham maior riqueza.
A democracia ateniense tinha como base o princípio de igualdade de todos perante a lei. Cidadãos atenienses participavam da Assembléia (uma reunião periódica), debatendo qualquer assunto que fosse de decisão do governo.
Platão, sugeriu que somente os mais esclarecidos eram capazes de governar (a minoria). Dizia também que as políticas eram responsáveis pela felicidade dos cidadãos. Deveriam administrar a polis com os princípios da ética, de acordo com os interesses dos cidadãos.
Economia:
O crescimento anual do PIB grego tem ultrapassado os respectivos níveis da maioria dos seus parceiros da UE. A indústria do turismo é uma importante fonte de divisas e receitas, respondendo por 15% do total do PIB da Grécia e empregando, direta ou indiretamente, 16,5% da