Polis
INTRODUÇÃO
A reflexão é fundamental na vida democrática, pois esta ajuda a ponderar os motivos que conduzem às grandes decisões para o bom andamento das comunidades. Opiniões, posições a tomar, consequências positivas e negativas resultantes de cada uma das eventuais decisões, tudo tem que ser debatido, esclarecido, confrontado, fundamentado. Assim resultou a necessidade das pessoas desenvolverem um espírito participativo e crítico, incentivador de polémicas e discussões conjuntas. A retórica desenvolve-se necessariamente da correlação com a democracia e a participação exigida ao cidadão, como forma de colocar os problemas, de os esclarecer e os resolver.
A vida pública de Atenas estruturava-se em função de duas coordenadas centrais: a democracia e a retórica. A democracia, na medida em que o cidadão participava activamente nas decisões e negócios de interesse para a cidade. A retórica, na medida em que, pela palavra, se convenciam as pessoas a tomar as decisões mais acertadas.
Aristóteles concebia a retórica como técnica ou arte digna de mérito, útil na comunicação entre os que participavam na democracia. Com ela se criavam meios persuasivos de que o orador se servia para convencer o auditório.
Platão em diálogo com
Aristóteles.
A polis era o modelo das antigas cidades gregas,
A polis era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância durante o domínio romano. Devido perder importância durante o domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como às suas características, o termo pode ser usado como sinonimo de cidade. A polis definiu um modo de vida sinonimo de cidade. A polis definiu um modo de vida urbano que foi a base da civilização ocidental, mostrouurbano que foi a base da civilização ocidental, mostrouse um elemento fundamental na constituição da cultura se um elemento fundamental na