Administração estratégica
A Administração Estratégica é um conjunto sistemático de decisões envolvendo empreendimentos que afetam toda a empresa. Seu estudo é um desafio para os gestores, tendo em vista a necessidade de adaptar a organização ao ambiente onde ela está inserida. Atualmente, é fundamental a qualquer empresa que almeje o sucesso em seus negócios o planejamento baseado em uma estratégia. As perguntas que os gestores ou empreendedores devem fazer é “onde estou” e “onde quero chegar”.
A obtenção dessas respostas determinará como a empresa irá se comportar, principalmente quanto aos produtos/serviços que colocará no mercado; sua lucratividade; seu tamanho; seu grau de inovação e seu relacionamento com os stakeholders. Administração Estratégica é a maneira pela qual as organizações dinamizam os planos desenvolvidos na etapa de Planejamento Estratégico. É através deste tipo de gerenciamento que as instituições executam suas estratégias e geram - se necessário - revisões e realinhamentos na intenção de atingir os objetivos esperados.
A Administração Estratégica pode ser entendida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.
Conheça agora o que alguns teóricos falam sobre o estudo da Administração Estratégica:
“O estudo da Administração Estratégica teve sua forma definida pela primeira vez após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation patrocinarem, nos anos 1950, uma pesquisa no currículo das escolas de negócios. Um resumo dessa pesquisa, chamada de Relatório Gordon-Howell, recomendou que o ensino de negócios tivesse uma natureza mais ampla e incluísse um curso de capacitação em uma área chamada Política de Negócios (GORDON e HOWELL, 1959).”
A proposta desse curso enfatizava que, em vez de apresentar aos estudantes problemas de negócios para análise em áreas específicas, tais como Marketing ou Finanças, enfatizaria o desenvolvimento de conhecimentos na identificação,