Manual de oratória
INTRODUÇÃO
Nas relações humanas estamos a todo instante falando, gesticulando ou fazendo mímica para o receptor. Em suma, estamos estabelecendo Comunicação. O objetivo principal da comunicação é estabelecer contato com outra pessoa. Quem não conseguir isto, não se comunicará. Assim a Comunicação é o processo de busca de entendimento com outra pessoa o que envolve troca de idéias.
1. ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO
Para que se possa considerar apto a enfrentar um público, você precisa, antes de tudo, estar afinado com os três aspectos primordiais da comunicação: o Discurso, o Orador e o Público.
1.1 O DISCURSO
O discurso é o trabalho exposto perante um público, onde o orador é o comunicador e o público é o receptor. O orador deve dominar o assunto que vai abordar. Ninguém pode falar bem daquilo que não domina. Todo discurso é dividido em três partes: - Introdução - parte em que se inicia o tema e onde o orador identifica-se, discretamente, se já não foi apresentado; - Desenvolvimento - parte em que o assunto objeto do discurso é desenvolvido com objetividade, argumentado, ilustrado com fatos e dados expressivos; - Conclusão - parte final do discurso onde se é rápido e objetivo. Finalize com um pensamento que fique com os ouvintes.
1.2 O ORADOR
O orador é o comunicador. Deve usar de linguagem correta, simples e atual. Ao dirigir-se ao público tome cuidado para falar com todos os presentes. Nunca se dirija apenas aos homens, quando também estiverem mulheres presentes ou vice-versa. Fica extremamente desagradável ao público. Estude bem o tema que vai desenvolver, sem perder de vista seu objetivo. Prepare-se de forma adequada. Fale com entusiasmo, viva as palavras que pronunciar de forma sincera. Use o tom de voz adequado ao público e local. Não é preciso gritar diante de um público pequeno. Olhe para todos os presentes. Tente perceber as reações de cada um. Essa troca é fundamental para