Administração Estratégica
Aluna: Camila Mello Leão
4º Período
Disciplina: Administração Estratégica
1) Uma análise PESTEL (Political, Economic, Social, Technological, Environmental and Legal) das indústricas cervejeiras na Europa, seria:
Políticos: o fato do governo atuar fortemente contra o consumo de bebida por parte de motoristas, diminuindo a vontade de beber em restaurantes, pubs e bares.
Econômicos: aumento no custo das embalagens
Social: consumidores finais mais atentos ao risco do álcool na saúde e no bem estar.
Tecnológico: não possui.
Ambiental: não possui.
Legal: multa a quem consome álcool e dirige.
Analisando a estrutura das cinco forças nas indústrias cervejeiras na Europa:
A ameaça de entrada de novos participantes – Como as empresas cervejeiras possuem altas barreiras de entrada, como por exemplo, economia de escala e experiência, a ameaça de entrada de novos participantes não é uma força de grande importância dentre as cinco.
A ameaça de substitutos – Como lido na reportagem, o vinho, importante substituto da cerveja estão se tornando muito populares na Europa, o que pode se tornar uma ameaça para as empresas cervejeiras.
Poder dos compradores – Com as vendas direcionadas para o varejo, há um alto poder dos compradores, pois é cada vez mais dominado por grandes cadeias de supermercados como Tesco e Carrefour que se valem da redução de preços para chamar as pessoas para suas lojas.
Poder dos fornecedores – baixo poder dos fornecedores, porque as cervejarias contam com muitos, e não estão concentrados.
Alcance da rivalidade – há muitos rivais competitivos das grandes cervejeiras, como Heineken, Grolsch, Inbev e Scottish e Newcastle.
Podemos ver então, que as indústrias cervejeiras possuem grandes forças, e precisam ficar atentas ao mercado Europeu. Foi uma excelente estratégia entrar no mercado de varejo, pois desta forma suas vendas foram aumentadas.
2)
a) Heineken – Como é a