Administração estratégica
Departamento de Administração e Economia (DAE)
Cursos: Administração e Sistemas de Informação
NOTAS de AULA da disciplina Administração Estratégica (GAE-117) – ano 2010
Prof. Luiz Marcelo Antonialli
Assunto: ADministração estratégica – CONCEITOS BÁSICOS
1.1. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
A palavra estratégia, nas últimas décadas, ganhou o interesse do meio empresarial, transformou-se em linguagem comum entre os administradores e, gradativamente, foi sendo incorporada no cotidiano das organizações.
Este interesse, segundo Ansoff (1990:p.93), foi provocado pelo reconhecimento de que o ambiente externo da empresa foi se tornando cada vez mais mutável e descontínuo em relação ao passado, e que, em conseqüência disso, isoladamente os objetivos são insuficientes como regras de decisão para guiar a reorientação estratégica da empresa na medida em que se adapta a novos desafios, ameaças e oportunidades. Conceituar estratégia, no entanto, não é uma tarefa fácil. Para Ansoff, é um conceito fugaz e um tanto abstrato.
A palavra estratégia significa literalmente “a arte do general”, derivada do grego strategos, que significa “chefe do exército” e, durante séculos, foi utilizada pelos militares significando o caminho a ser dado à guerra, visando vitória militar. Com o tempo, esta palavra deixou de ser apenas utilizada pelos militares e passou a ter uso comum.
Consulta ao dicionário de Ferreira (1986:p.726) revela a ampliação do uso de estratégia “arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos” e “arte de explorar condições favoráveis com a finalidade de alcançar objetivos específicos”.
Alguns autores definem estratégia da seguinte forma:
Drucker: estratégia é uma perspectiva, uma maneira em que a empresa responde as seguintes perguntas: o que é nossa empresa? Qual é sua missão/ o que ela deveria ser/ quais deveriam ser seus objetivos, sua relação com o