quimiossintese e fermentaçao
Araruama,25 de março de 2014
Colégio estadual Edmundo Silva
Disciplina: Biologia
Professor: ?
Alunos: Thayná Bitar
Turma : 2006 FG
Quimiossíntese
A quimiossíntese, também conhecida com fotossíntese bacteriana, consiste num processo de produção de substâncias orgânicas através da energia liberada por reações de oxidação de substâncias inorgânicas simples, sem interferência da luz solar. Essas reações fazem parte do metabolismo de bactérias autótrofas, que, por isso, são classificadas como quimiossintetizantes.
As bactérias quimiossintetizantes necessitam, para sua sobrevivência, apenas de um agente oxidante, de gás carbônico e de água, através dos quais conseguem produzir glicídios, por exemplo. As substâncias orgânicas produzidas serão utilizadas para a formação de novos compostos ou utilizadas no metabolismo, sendo degradadas para liberação de energia.
- Primeira etapa
Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química Na oxidação das substâncias inorgânicas há a liberação de prótons e elétrons que provocam a fosforilação do ADP em ATP e a redução do NADP+ em NADPH, que serão úteis na fase seguinte. Dessa forma, podemos concluir que, diferentemente da fotossíntese, processo no qual os elétrons e prótons são obtidos através da degradação da molécula de água, na quimiossíntese eles se originam da oxidação das substâncias inorgânicas.
- Segunda etapa
CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2
Esse processo autotrófico de síntese de compostos orgânicos ocorre na ausência de energia solar.
É um recurso normalmente utilizado por algumas espécies de bactérias e arqueobactérias (bactérias com características primitivas ainda vigentes), recebendo a denominação segundo os compostos inorgânicos reagentes, podendo ser: ferrobactérias e nitrobactérias ou nitrificantes (nitrossomonas e nitrobacter, gênero de bactérias quimiossíntetizantes).
As ferrobactérias oxidam substâncias à