Silogismos
Posted By logica On Friday, 14 March 2014
Silogismos, palavra de origem grega com significado de “conexão de ideias” ou “raciocínio”, são ferramentas que permitem demonstrar se determinado fato é verdadeiro ou falso. Seus elementos são a premissa maior, a premissa menor e a conclusão, todas eles denominados genericamente de proposições.
Os silogismos permitem determinar se uma proposição, a conclusão, pode ser considerada verdadeira (ou falsa) em razão de ser deduzida de outras aceitas como verdadeiras. Diz-se, então, que a conclusão é uma dedução necessária, pois ela é a única que podemos racionalmente obter.
De modo simplificado ao entendimento, as proposições podem ser conceituadas do seguinte modo:
Premissa maior:
É uma afirmação sobre determinado fato aceita racionalmente pelas pessoas como verdadeira. Racionalmente significa que a aceitação não está baseada em impulsos ou questões emocionais, mas por representar elementos da experiência empírica passíveis de verificação e comprovação. Por exemplo, a afirmação “São Paulo é a maior cidade brasileira” é um fato passível de comprovação e facilmente demonstrável como verdadeira: basta consultar os mapas estatísticos do IBGE relacionados ao assunto. Se alguém duvidar da informação, cabe a ela o ônus de justificar racionalmente sua discordância e fornecer provas que demonstrem não ser, na proposição citada, São Paulo a maior cidade brasileira.
Já a afirmação “São Paulo é a mais bela cidade brasileira” não pode ser considerada como irrefutável, pois o conceito de belo depende das preferências de cada pessoa.
A premissa maior exige domínio intelectual do assunto sobre o qual se deseja demonstrar a condição de verdadeira ou falsa da conclusão.
Premissa menor:
É uma afirmação sobre determinado fato aceita racionalmente como verdadeira e que, implicitamente, possibilita relação com a premissa anterior, relação essa passível de verificação empírica e comprovação. Por exemplo: a