Apostila de Manutenção TVC
Curso de TVC
--------
Elaborado por Demilson D. Fernandes ------- Tecnico Eletronica Industrial
NOÇÕES DE TELEVISÃO - CIRCUITOS E CONSERTOS
Nesta parte do site teremos umas dicas de funcionamento e consertos dos circuitos dos televisores. Esta matéria será um tanto resumida devido à limitação de espaço de hospedagem da página. Há também a possibilidade de adquirir esta matéria impressa e ganhar um CD rom com esquemas, manuais e dicas de consertos para TV. Abaixo temos os menus para navegação:
Localização dos principais componentes na placa do TV
Quando abrimos o televisor para consertar, podemos identificar seus circuitos através de peças principais, inconfundíveis. Nesta aula daremos uma noção de como identificar estes principais componentes na placa do televisor. Observe com atenção abaixo:
O TUBO DE IMAGEM E OS CIRCUITOS DE TRAMA
O tubo ou cinescópio é o principal componente do TV. É dividido em duas partes: A tela frontal é feita de vidro chumbado.
Atrás deste vidro tem milhares de pontos de fósforos que acendem quando atingidos com força por um feixe de elétrons. Atrás da tela fica o canhão de elétrons. Dentro do canhão há um filamento que acende e aquece um tubinho chamado catodo que emite os elétrons com o calor gerado. Os elétrons são impulsionados com força até a tela através de uma alta tensão (MAT) aplicada na parte de cima através de uma chupeta com presilhas. O cabo de MAT sai de um transformador de ferrite chamado
"fly-back". Para que o feixe de elétrons se movimente rápido pela tela, no pescoço do tubo há um conjunto de bobinas defletoras ou yoke.
A bobina defletora horizontal (BDH) movimenta o feixe 15.750 vezes por segundo da esquerda para a direita na tela (525 linhas x 30 quadros que é o padrão da TV no Brasil). Para isto a BDH recebe uma corrente "dente-de-serra" de 15.750 Hz do circuito horizontal do TV. Este circuito também possui o fly-back para gerar a MAT para o tubo.
A bobina defletora vertical