silogismo
Um silogismo (do grego antigo συλλογισμός, "conexão de ideias", "raciocínio"; composto pelos termos σύν "com" e λογισμός "cálculo") é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das duas primeiras, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão. A teoria do silogismo foi exposta por Aristóteles em Analíticos anteriores.
Silogismo regular é o argumento típico dedutivo, composto de 3 proposições - Premissa Maior (P), Premissa Menor (p) e Conclusão (c) - onde 3 termos, Maior (T), Médio(M) e Menor (t), são compostos 2 a 2. Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a consequência. Nas premissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão) são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos.
Um exemplo clássico de silogismo é o seguinte:
Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - SILOGISMO
1ª Questão: Elaborar silogismos válidos da 1ª Figura do Silogismo com os conceitos abaixo relacionados, sem deixar de formar, em todos os casos, o quadro completo das relações dos juízos e suas respectivas tabelas de verdade.
a) Homem, mortal, brasileiro: Todo homem é mortal. Se todo brasileiro é homem, logo todos os brasileiros são mortais.
b) Paraense, racional, estudante
c) Homicídio, crime contra a pessoa, crime contra a vida
d) Contrato, acordo voluntário das partes, compra e venda
e) Habeas corpus, ação constitucional, habeas corpus preventivo
f) Imposto, tributo, imposto de renda
g) Inocente, sentença de absolvição, réu
h) Torcedor, fanático, remista (ou bicolor, ou tunante)
i) Cartão de crédito, Serasa, devedor
j) Estudante, Lógica,