sensores
Reciclagem
Reciclagem é o processo pelo qual um material, gerado como resíduo pelas atividades produtivas ou pelas residências, volta a ser utilizado como insumo e matéria-prima na economia, para obtenção do produto final, minimizando os custos de produção e os impactos ambientais. O descarte dos resíduos (industriais, comerciais e agrícolas) da produção é organizado através de um processo de tratamento e beneficiamento para a sua reutilização.
O problema ambiental decorrente dos resíduos manifesta-se no longo tempo de decomposição na natureza da maior parte deles — vidros, plásticos e metais, que não são biodegradáveis ou levam milhares de anos para se decompor. A reciclagem evita esse depósito poluidor e ainda economiza matéria-prima, principalmente energia para a produção dos insumos básicos.
A cadeia produtiva de produtos reciclados pode ser representada, de forma simplificada, em três blocos complementares, processamento ou elo principal da cadeia, onde se dá o processo de reutilização e beneficiamento, ou a reciclagem propriamente dita; bloco da atividade de coleta e triagem dos resíduos, de acordo com os diferentes tipos e as diversas fontes (industrial, comercial, hospitalar, domiciliar etc.) para separação e remessa para fase posterior; e bloco do tratamento dos resíduos, que gera três alternativas de destino para os mesmos — o beneficiamento através da moagem, prensagem, lavagem e secagem, que produz o insumo reciclado para utilização nos diferentes segmentos produtivos.
Diferentes tipos de resíduos e de fontes produtoras são aproveitados no processo, particularmente entulhos da construção civil, resíduos de comércio e serviços (inclusive de saúde), lixo domiciliar, resíduos industriais, rejeitos eletro-eletrônicos e produtos orgânicos. Além desta atividade, devem ser lembrados os produtos químicos para os processos de beneficiamento e tratamento dos resíduos, as máquinas e