Administração Estratégica
1.1 Evolução do conceito de estratégia: do planejamento estratégico à administração estratégica
1.2 Fundamentos da Administração Estratégica
O ESTUDO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
FUNDAMENTADO EM CONCEITOS MILITARES;
TRES ALVOS PARA VENCER O INIMIGO: 1º AVALIAÇÃO DAS FORÇAS DO INIMIGO, 2º AVALIAR OS RECURSOS DO INIMIGO E 3º A DISPOSIÇÃO EM LUTAR.
IMPORTANTE DESTACAR NESSES ESTUDOS OS FATORES PSICOLÓGICOS, ACIDENTAIS E SITUACIONAL DAS ESTRATÉGIAS.
APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FORAM INCORPORADOS AOS MÉTODOS DE GESTÃO – NA GUERRA COMPETIÇÃO E VENCER INIMIGOS; NAS EMPRESAS ALÉM DISSO, TRATA-SE DE APROVEITAR OPORTUNIDADES E UTILIZAR OS RECURSOS DE QUE A ORGANIZAÇÃO DISPÕE.
NECESSIDADE DE MAPEAR AS FUTURAS DIREÇÕES, ELABORAR PLANOS, ESTABELECER POLÍTICAS, DEFINIR CAMINHOS PARA ALCANÇAR OBJETIVOS.
ESTUDAR O AMBIENTE.
Estratégia empresarial – conceito pg. 4
Níveis de decisão – estratégico (construir uma nova fábrica, iniciar operações em um novo país, vender parte do negócio, adquirir outra empresa) caracteriza-se por ter influencia no longo prazo; tático ( nível gerencia, decisões para operacionalizar, planos, nova estrutura organizacional, nova linha de produtos, mix, escolher o processo produtivo, grau de terceirização; operacional (executar, decisões cotidianas, geralmente a curto prazo, compra de um determinado fornecedor, decisão de descontos para diminuir estoque, contratar novo funcionário, afeta uma área específica.
Na Teoria essa distinção é clara, na aplicação os limites se confundem.
Administração Estratégica – conceito final da pg 8
Planejamento estratégico – conceito no meio da pg 9
Administração estratégica como um processo mais amplo, que envolve o planejar, o executar e o controlar, importante considerar o ambiente. O planejamento estratégico refere-se apenas a planejar
FERNANDES, BRUNO HENRIQUE ROCHA & BERTON, LUIZ HAMILTON Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. (livro principal)