Ar comprimido
PERIGO DA UTILIZAÇÃO NA LIMPEZA PESSOAL
Os dicionários de medicina definem o Enfisema Subcutâneo como: Presença de ar ou gases nos tecidos conjuntivos e subcutâneos. Uma definição mais simples seria: Ar debaixo da pele.
O ar comprimido é utilizado nas empresas, com pressões que variam de 60 a 110 libras. Esse ar é usado para múltiplos fins porém, nunca deverá ser empregado para a limpeza de roupas de trabalho, remoção de poeiras do corpo, cabelos e calçados. Não devemos em hipótese alguma, usar o ar comprimido para a limpeza de ferimentos ou mesmo para nos refrescar em época de calor pois, o ar pode atravessar longas distâncias por sob a pele e isso seria extremamente perigoso. Já houve casos de lesões fatais pelo uso inadequado do ar comprimido, o mesmo, ao penetrar o corpo através dos poros da pele, poderá ocasionar lesões nos órgãos internos.
A T E N Ç Ã O
Um jato de ar comprimido suficientemente forte, proveniente de uma mangueira, poderá tirar um olho de sua cavidade ocular, romper um tímpano ou causar hemorragia interna ao penetrar nos poros.
Um jato de ar comprimido a 100 libras de pressão, perto da superfície da pele, poderá penetrar por um ferimento ou escoriação e insuflar a carne (encher de ar). A lesão poderá ser fatal se ao chegar a penetrar em um vaso sangüíneo, provocar borbulhas, interrompendo a circulação do sangue. A esse tipo de ocorrência denomina-se, "embolia por ar".
Um jato de ar comprimido a uma pressão de 40 libras apenas, poderá arremessar partículas de metais ou outros materiais, a velocidades tão altas, que os convertem em mini-projéteis, perigosos para o corpo e principalmente para o rosto e os olhos.
O ar comprimido contém impurezas, tais como, partículas de óleo, materiais graxos e outras partículas reduzidas. Um jato de ar sobre a pele, introduz essas impurezas através dos poros, podendo causar sérias inflamações nos tecidos.
Ao fazer uso do ar comprimido tenha muito cuidado,