Ar comprimido
Ar comprimido é um insumo ou forma de energia de ampla utilização. Entre inúmeras aplicações, pode-se mencionar: acionamentos e controles industriais, transporte pneumático, ejetores de fluidos, processos como produção de peças de vidro ou plástico, jato de areia, pinturas, ferramentas (marteletes, perfuratrizes, etc), acionamento de freios, operações submarinas, etc.
O AR COMPRIMIDO CONTÉM IMPUREZAS
As impurezas do ar normalmente não podem ser percebidas por olhos humanos.
Não obstante, elas são capazes de interferir no funcionamento seguro do sistema de fornecimento de ar comprimido, bem como das ferramentas pneumáticas. Um metro cúbico (1m3 ) de ar contém uma variedade de impurezas como, por exemplo:
■Até 180 milhões de partículas de sujeira, de tamanho entre 0,01 e 100 µ m 3 De 5 a 40 g/m3 de água na forma de umidade atmosférica
■0,01 a 0,03 mg/m3 de óleos minerais e hidrocarbonetos
■Resíduos de metais pesados como: cádmio, mercúrio e ferro
Compressores pegam não somente o ar atmosférico, mas também as suas impurezas, as quais podem estar em alta concentração.
Com uma compressão de 10 bar g (10 bar de pressão medida = 11 bar absoluto), a concentração de partículas de sujeira aumenta 11 vezes.
Um metro cúbico (1m3 ) de ar comprimido pode conter neste caso até 2 bilhões de partículas de sujeira, considerando ainda as impurezas adicionadas ao ar pelo próprio compressor, como óleo lubrificante por exemplo.
Se todas essas impurezas e mesmo a água contidas no ar atmosférico permanecem no ar comprimido, conseqüências negativas podem surgir e certamente afetam o sistema de ar e as ferramentas que se utilizarão desse ar.
Foto:Acidente causado pela má utilização do ar comprimido, a mangueira estava impregnada com areia no momento que o funcionário efetuava limpeza corporal .
SEGURANÇA PARA O USO DO AR COMPRIMIDO
1. Jamais permita que o jato de ar sob pressão incida sobre o seu