Administração estrategica
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
mercado de produtos orgânicos
Rio Verde
2010
mercado de produtos orgânicos
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Administração Estratégica.
Orientador: Ricardo Belinski
Rio Verde
2010
Introdução O aumento do consumo de alimentos orgânicos atualmente é bastante considerável, pois a população está cada vez mais consciente e busca formas saudáveis de se alimentar e preservar o meio ambiente. Os produtos orgânicos sem agrotóxicos, hormônios ou fertilizantes químicos passaram a ser uma alternativa para que os consumidores tenha uma melhor qualidade de vida e uma alternativa de melhoria para o meio ambiente.
Produção textual:
O mercado de produtos orgânicos.
As exigências e as preocupações com o bem estar físico e ambiental fez com que a linha de produtos orgânicos crescesse nos últimos anos. Com a intenção de garantir o equilíbrio da natureza e prevenir doenças geradas no consumo de alimentos tratados com agrotóxicos, alguns países se tornaram referencia quando o assunto são os produtos orgânicos. O Brasil hoje é o segundo maior produtor de produtos orgânicos, mas tem 70% de suas vendas destinadas ao mercado externo. O conceito de alimentos ou produtos orgânicos não está limitado apenas à produção agrícola, mas também à produção animal e a de produtos industrializados que devem ser processados sem produtos químicos artificiais, pesticidas, fertilizantes, remédios e também hormônios. A produção certificada como orgânica é bastante extensa e diversificada. Inclui, além de frutas e verduras, laticínios, café, cachaça, açúcar, sucos, geléias, azeite de dendê, guaraná, cacau, mel, algodão, óleo de babaçu, soja, arroz, carne de gado, de frango, ovos,