Fenol - riscos químicos
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Disciplina: Riscos Químicos – Fundamentos e Aplicações
FENOL
- RISCOS QUÍMICOS -
Tiago Friedrich Wayhs
Porto alegre, novembro de 2010
1 Definição
Fenol (ácido carbólico) é caracterizado por uma função orgânica. São derivados principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha. Fenol também é a denominação quando temos uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Os nomes mais comuns para a mesma substância incluem ácido fênico, monohidroxibenzeno. Sua fórmula molecular é C6H6OH. As características principais dos fenóis: sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água.
2 Efeitos potencias à saúde humana
Toxicidade aguda: Tóxico por inalação, contato com a pele e por ingestão. O fenol concentrado é extremamente corrosivo. Pode causar queimaduras severas, sendo extremamente irritante para os olhos, pele e vias respiratórias.
Sintomas: Náuseas, vômito, diarréia, palidez, visão escura, ataque apoplético, perda da consciência, angústia respiratória, colapso cardiovascular, delírio, coma, edema pulmonar e envenenamento fatal. Pode induzir arritmias cardíacas.
3 Perigos físicos e químicos
Incêndio e explosão: Combustível, mas é de difícil ignição, quando aquecido pode formar misturas inflamáveis, tornando-se explosivas com o ar. A ignição é facilitada quando em mistura com outros materiais inflamáveis ou combustíveis. Produto classificado como perigoso, segundo os critérios da Resolução ANTT N° 420/04 – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Perigos específicos: Quando aquecido libera vapores tóxicos.
Classificação do produto: Tóxico (T), corrosivo (C) e nocivo (Xn)
4 Medidas de Primeiros Socorros
Inalação: A vitima deve ser removida para local arejado. Se a vitima não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Se a vitima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxigênio a uma