Vapores e gases
É a ciência que visa à antecipação (prevenção), reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos agentes ambientais presentes ou originados nos ambientes de trabalho, que podem prejudicar a saúde e o bem estar dos trabalhadores e/ou comunidade. Higiene Ocupacional é um conjunto de ciências e tecnologias que buscam a prevenção e o controle da exposição ocupacional aos riscos ambientais. Sua ação é de caráter multidisciplinar e seu objetivo básico envolve a identificação, o estudo, as avaliações e o gerenciamento dos riscos químicos, físicos e biológicos presentes nos locais de trabalho.
2) QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DA NR-15?
Apresentar os limites de tolerância e os requisitos técnicos visando à caracterização deatividade ou operação insalubre visando o pagamento de adicional de insalubridade
3) O QUE É LIMETE DE TOLERÂNCIA? QUAIS SÃO OS TIPOS DE LIMITES EMPREGADOS PARA GASES E VAPORES?
É um conceito fundamental para o direito trabalhista. Através de estudos exaustivos, procurou-se estabelecer o limite compatível com a salubridade do ambiente em que vive o trabalhador, para as mais diversas substâncias.
4)QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GASES E VAPORES? COMO SÃO CLASSIFICADOS/QUAL É A UNIDADE DE MEDIDA DESTE AGENTE DE RISCO?
Se considerarmos apenas os aspectos visuais dificilmente perceberemos tal diferenciação. Mas em relação às características químicas, pode-se afirmar que vapor e gás são distintos em razão das possíveis modificações no estado físico.
Vapor é uma referência dada à matéria no estado gasoso. Dizemos que essa forma é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se fez através do aumento de temperatura. Gás, por sua vez, é um dos estados físicos da matéria. Não tem forma nem volume definidos, consiste em um aglomerado de partículas cujos movimentos são aleatórios. São classificados como aerodispersóides. Unidade de medida é PPM.