intoxicação por gases e vapores
1. Introdução 03
2. Classificação dos gases e vapores 04
3. Doenças causadas por Vapores 05
4. Doenças causadas por Gás Carbono 06
5. Doenças causadas por Gás Sulfídrico 06
6. Doenças causadas Monóxido de Carbono 07
7. Bibliografia 08
1. Introdução
Gases e vapores são substâncias que têm a mesma forma do ar, por isso se misturam perfeitamente a ele, e passam pelos pulmões, atingindo a corrente sangüínea, através da qual chegam a todos os órgãos do corpo humano, como cérebro, rins, fígado, etc.
Gases: São dispersões de moléculas no ar, misturadas completamente com este (o próprio ar é uma mistura de gases). Não possuem formas e volumes próprios e tendem a se expandir indefinidamente. À temperatura ordinária, mesmo sujeitos à pressão fortes, não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.
Vapores: São também dispersões de moléculas no ar, que ao contrário dos gases, podem condensar-se para formar líquidos ou sólidos em condições normais de temperatura e pressão. Uma outra diferença importante é que os vapores em recintos fechados podem alcançar uma concentração máxima no ar, que não é ultrapassada, chamada de saturação. Os vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, geralmente são caracterizados pelos odores (cheiro), tais como gasolina, querosene, solvente de tintas, etc.
Eles podem ser classificados em três grupos:
Irritantes;
Asfixiantes;
Anestésicos.
A enorme utilização de produtos químicos acarreta grande incidência de doenças profissionais causadas por esses produtos. Os produtos químicos são encontrados no ambiente de trabalho sob as formas líquida, gasosa, de vapores e solida, e podem penetrar no organismo pelas vias respiratórias, digestiva e, também, através da pele, dependendo das características físico-químicas das substancias.
2. Classificação dos gases e vapores
Irritantes: São substâncias que produzem inflamação