Trabalho de monitoramento
DE
MONITORAMENTO
TST Grupo 04:
Nomes:
Allana Lopes
Carolina Novais
Matheus Vinícius
Nathália de Souza
* Capítulo 1 – Introdução.
* 1.1 Processo Produtivo; * 1.2 Setorização e Classificação dos Riscos;
* Capítulo 2 – Normas Regulamentadoras e o Monitoramento das Ações para Segurança.
* 2.1 Normas aplicáveis, forma de aplicação e documentação;
EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL:
* Cap. 1
* 1.1 PROCESSO PRODUTIVO:
A Samarco possui um processo de produção integrado, da mina ao porto, que garante alta eficiência produtiva e baixos custos operacionais. É uma operação segura, ambientalmente responsável e totalmente controlada.
Tudo começa no processo de mineração. A lavra, que é a extração de minério de ferro, acontece em mina a céu aberto, no Complexo das Minas de Alegria, na unidade de Germano, em Mariana (MG). Possuímos reservas de 2,1 bilhões de toneladas de minério de ferro nas duas minas em operação. A produção de minério e a remoção de material estéril são realizadas utilizando frota de equipamentos móveis de grande porte, aliada ao uso de sistema de correias transportadoras. Essa logística de produção resulta em baixos custos na atividade.
O beneficiamento é a área responsável pela adequação do minério para as próximas etapas do processo produtivo. Em duas plantas industriais, o minério proveniente da mina é britado, moído e separado de suas impurezas através do processo de flotação reversa, em que o contaminante é flotado, utilizado de forma pioneira pela Samarco. Após essa etapa o minério, agora transformado em polpa, estará dentro das especificações químicas e físicas necessárias para os processos subseqüentes.
A polpa de minério concentrado é transportada da unidade de Germano (MG) até a unidade de Ubu (ES) pelos minerodutos. Trata-se de um sistema implantado de forma também pioneira no país, para transporte de minério de ferro. São quase 400 km de extensão, o que o torna o maior do