História da educação
Em tempos modernos, ao qual muito se fala sobre globalização, onde o surgimento de novas idéias e conceitos é vertiginoso, conhecer o passado educacional torna-se imprescindível. Como já sabemos, a educação é um processo complexo e que abrange o indivíduo como um todo. Está relacionada com a sociedade, cultura, pensamentos e religião de cada época. Para que haja compreensão dos fatos ocorridos no período primitivo, torna-se necessário o estudo da História da Educação. Através desse estudo, e o conhecimento adquirido sobre fatos ocorridos no passado, conseguiremos compreender o presente.
“O presente não existe sem o passado, e estamos a fabricar o passado todos os dias. Ele é um elemento de nossa memória, é graças a ele que sabemos quem fomos e como somos” (Manoel de Oliveira)
Portanto, a história como forma de conhecimento é uma atividade contínua de pesquisa. Tal atividade auxilia a formação de novos pedagogos, desenvolvendo um olhar crítico sobre a educação e seus métodos modernos, levando-os a compreensão das mudanças que ocorreram e ocorrem até os dias atuais, gerando sentido ao seu trabalho educacional.
Ao considerarmos a escola como um local de formação de milhares de crianças que iniciam a construção do seu “eu”, é de extrema importância que o profissional colocado à sua frente seja dotado de uma formação científica, psicopedagógica e cultural competente. Verifica-se, que a formação do pedagogo é um processo contínuo e evolutivo. Os pedagogos possuem um grande desafio, pois necessitam atualizar-se sobre metodologias de ensino, e colocar em prática uma pedagogia eficiente, e que promova o desenvolvimento de seus alunos. Não basta apenas ter uma boa formação acadêmica, é necessário sempre atualizar-se para que, seu desempenho profissional seja o melhor possível, e que assim, seus objetivos sejam exitosos.
Considerando que o objetivo do educador seja educar através da troca de conhecimento, a História da