Intoxicação
CAMPUS-ARAGUAINA
INTOXICAÇÃO
RONISLLEY VILA NOVA DE SOUSA
ARAGUAINA-TO
2013
INTOXICAÇÃO A intoxicação ocorre quando uma substância entra em contato com um organismo e provoca uma série de efeitos adversos, afetando a homeostase dele, rompendo o equilíbrio orgânico. Quando algum organismo é intoxicado, para que seja feita a desintoxicação e o estudo do caso, é necessário saber qual a substância que provocou a intoxicação, qual organismo foi intoxicado e a quantidade de substância que o organismo teve contato.
Intoxicação alimentar
Quando uma pessoa ou animal ingerem um alimento contaminado principalmente por bactérias, uma serie de sintomas desagradáveis são desencadeados pelo organismo. Normalmente as pessoas associam a infecção com alimentos deteriorados/estragados, mas muitas vezes podem ingerir alimentos contaminados e com boa aparência. Existem três tipos principais de bactérias que causam intoxicação alimentar: são as salmonelas, clostrídios e estafilococos. As salmonelas são as mais freqüentes, intoxicando carnes e ovos, causando diarréias e mais raramente, dores de cabeça e febre. Os clostrídios são resistentes ao cozimento e estão presentes no ar e no chão. As moscas contribuem muito para a contaminação. Normalmente causam dores abdominais, diarréia e raramente vômitos. O botulismo, causando por uma espécie de clostrídio, é de rara incidência, mas possui sintomas graves, atacando o sistema nervoso. Os estafilococos presentes na pele, podem contaminar alimentos e intoxicar organismos pela toxina que é produzida pela bactéria.
Intoxicação por drogas e medicamentos Qualquer droga ou medicamento, se ingerido em grande quantidade, é potencialmente tóxico. * Venenos de insetos, aracnídeos e animais peçonhentos em geral * Toxinas produzidas por alguns fungos, bactérias, algas e animais
Fatores importantes do processo de intoxicação: * tempo de