gases e vapores
GASES E VAPORES
11 de outubro de 2013
Classificação dos gases e vapores
Podem- se classificar os gases e os vapores segundo sua ação no organismo em três tipos:
Irritantes;
Anestésicos;
Asfixiantes.
Irritantes
Esses gases irritantes podem ser classificados em primários e secundários.
Os irritantes primários: são aqueles que atuam no local de contato com o organismo. Não exercem ação tóxica sistêmica, isto é, não atingem o organismo como um todo.
Os irritantes secundários: são aqueles que atuam no local do contato com o organismo, especialmente as membranas mucosas. Há um efeito geral no organismo decorrente do fato de serem absorvidos.
Vejamos alguns exemplos de irritantes primários:
a) Amônia – é um gás incolor. A grande solubilidade da amônia faz com que ela seja retida nas porções iniciais do trato respiratório onde atua. Os pulmões raramente são afetados. A irritação das vias aéreas superiores e a dos olhos, provocadas pela amônia é de tal ordem que faz com que as pessoas se afastem do local imediatamente evitando exposição mais demorada.
b) Cloro – provoca sensação de sufocamento, dor no peito, tosse, cianose, escarro sanguinolento, dor de estômago, náuseas e vômitos e edema pulmonar.
Como irritantes secundários, temos o seguinte exemplo:
a) Hidrogênio sulfurado; Gás sulfídrico; Sulfeto de hidrogênio
O gás sulfídrico além da sua ação irritativa local exerce uma ação sistêmica que se caracteriza por uma excitação seguida de depressão do sistema nervoso, particularmente do centro respiratório que pode levar rapidamente à morte.
A irritabilidade das vias respiratórias está ligada à solubilidade dos gases e vapores, pois elas são extremamente úmidas. Os gases e os vapores muito solúveis atacam preferencialmente as vias aéreas superiores, (nariz e garganta), porque se solubilizam ao primeiro contato com o trato respiratório; já os pouco