Gases e Vapores
Gás é um estado físico da matéria. São dispersões de moléculas no ar, misturadas completamente com este (o próprio ar é uma mistura de gases). Não possuem formas e volumes próprios e tendem a se expandir indefinidamente. À temperatura ordinária, mesmo sujeitos à pressão fortes, não podem ser totais ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.
Vapores
Chama-se Vapor, a fração gasosa de um líquido ou sólido. São também dispersões de moléculas no ar, que ao contrário dos gases, podem condensar-se para formar líquidos ou sólidos em condições normais de temperatura e pressão. Uma outra diferença importante é que os vapores em recintos fechados podem alcançar uma concentração máxima no ar, que não é ultrapassada, chamada de saturação. Os vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, geralmente são caracterizados pelos odores (cheiro), tais como gasolina, querosene, solvente de tintas, etc.
Qual a diferença entre gás e vapor?
Como dissemos, o gás continua no estado gasoso quando atinge as condições normais de temperatura e pressão, já o vapor não.
Por exemplo: supondo que existe um gás e um vapor em um determinado ambiente, na temperatura de 20°C e pressão de 760mm Hg. Se aquecermos esse local, de modo que agora ele atinja 25°C, o gás continuará no estado gasoso, já o vapor passará a ser líquido ou sólido.
Uma outra diferença entre gases e vapores é que os vapores podem mudar seu estado físico (entre sólido, líquido e gasoso) através da mudança nos valores de pressão ou de temperatura (ou de ambos), já os gases só mudam de estado físico quando há uma variação no valor da pressão e da temperatura, ou seja, deve-se existir uma combinação tanto do valor da pressão como no da temperatura, para que haja uma mudança nos estados físico. Esses fatores devem-se aos níveis de concentração da substância, que são extremamente importantes para o estudo e trabalho da Higiene Industrial.
Classificação dos gases e vapores
Fisiologicamente, do