Polui O Por Gases E Vapores Tratamento E
A atmosfera é uma massa de gases onde permanentemente ocorrem reações químicas. Ela absorve uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.
Tópicos Especiais em Engenharia
1
Tipos básicos de poluição
Existem dois tipos de fontes de poluição: Específicas e
Múltiplas.
As específicas são fixas em determinado território, ocupam na
comunidade uma área relativamente limitada e permitem uma avaliação individual. As indústrias são exemplos de fontes específicas de poluição.
As múltiplas podem ser fixas ou móveis, geralmente se dispersam
pela comunidade, oferecendo grande dificuldade de serem avaliadas uma a uma. Um exemplo de fonte múltipla são os veículos automotores.
Tópicos Especiais em Engenharia
2
Gases e Vapores
VAPOR: é a forma gasosa de substâncias normalmente sólidas
ou líquidas (a 25 0C e 760 mmHg) que podem voltar a estes estados por aumento da pressão ou por diminuição da temperatura. GASES: são normalmente fluidos sem forma que ocupam o
espaço que os contêm e só podem liquefazer-se ou solidificarse sob a ação combinada de aumento de pressão e redução da temperatura. Tópicos Especiais em Engenharia
3
Classificação dos poluentes
Poluentes Primários: são aqueles que são emitidos
diretamente pelas fontes para a atmosfera, sendo expelidos diretamente por estas (p.ex. os gases que provêm do tubo de escape de um veículo automóvel ou de uma chaminé de uma fábrica).
Exemplos: monóxido de carbono (CO), óxidos de azoto
(NOx) constituídos pelo monóxido de azoto (NO) e pelo dióxido de azoto (NO2), dióxido de enxofre (SO2) ou as partículas em suspensão.
Tópicos Especiais em Engenharia
4
Classificação dos poluentes
Poluentes Secundários: são os que resultam de reações
químicas que ocorrem na atmosfera e onde participam alguns poluentes primários.
Exemplos: o ozônio troposférico (O3), o qual