Administração/ERP
Introdução
Em um primeiro patamar de gestão, as companhias visam a administração de seus processos e recursos, buscando a integração de informações relativas às áreas de materiais, manufatura, serviços, finanças, pessoas, entre outras. Um Sistema de Planejamento dos Recursos do Negócio - ERP, tem a finalidade de integrar todas as áreas da empresa, proporcionando um controle eficaz e centralizado.
O ERP tem suas raízes no MRP , trata-se de um processo evolutivo natural proveniente da maneira com a qual a empresa enxerga seu negócio e interage no mercado .
O que é ERP?
ERP ( Enterprise Resource Planning –Planejamento dos Recursos do Negócio), é um sistema de gestão empresarial definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo das informações entre todas as atividades da empresa, tais como: fabricação, logística, finanças e recursos humanos. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com o conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um ambiente computacional, onde os processos são documentados e contabilizados e, a informação é distribuída entre todas as funções da empresa de forma clara, segura e em tempo real.
ESTRUTURA CONCEITUAL DO SISTEMA ERP
Evolução histórica
Em relação aos ERPs, é impossível entender como chegaram a ter sua forma atual sem que estabeleçamos um paralelo entre sua evolução e a própria evolução dos computadores – software e hardware.
Anos 60 – BOM (Bill of materials – automatizada)
Os primeiros computadores começaram a ficar disponíveis para o uso comercial prático – ainda que a preços enormes se comparados aos atuais. Nesta época, em termos de apoio operacional à tomada de decisão, uma das primeiras aplicações dos recém introduzidos computadores foi a automatização do tratamento das listas de materiais componentes dos produtos – BOM. Não admira que este apoio gerencial tenha sido tão bem-vindo. Imagine, por