Condições básicas para implantação de sistemas corporativos de gestão de projetos
M.Q.I.
“Condições Básicas para Implantação de Sistemas Corporativos de Gestão de Projetos (EPM)-Um Estudo Comparativo com Sistemas ERP”
“Condições Básicas para Implantação de Sistemas Corporativos de Gestão de Projetos (EPM) - Um Estudo Comparativo com Sistemas ERP”
Sumário
Assim como os sistemas ERP revolucionaram a maneira como as organizações realizam negócios através da integração de seus processos operacionais as ferramentas EPM prometem revolucionar a forma como as organizações conduzem seus projetos através da gestão integrada do portfólio de projetos da empresa. Este artigo apresenta os principais fatores que afetam o sucesso da implantação de um sistema EPM e os compara com os fatores críticos de implantação de sistemas ERP aproveitando a semelhança entre os dois sistemas. Por fim, o artigo mostra como o nível de maturidade em gestão de projetos de uma organização influencia os demais fatores críticos de sucesso de implantação de um sistema EPM.
Introdução
Enterprise Resource Planning (ERP) são, segundo Nah et al (2001) softwares de sistemas de negócios que permitem a uma companhia gerenciar o uso efetivo e eficiente de recursos materiais, humanos e financeiros provendo uma integração entre os diversos setores e processos da empresa oferecendo uma solução às necessidades de processamento de informações da empresa. Entre os atributos mais importantes de um sistema ERP, encontram-se a capacidade de automatizar e integrar os processos de realização de negócios da organização, o compartilhamento de dados através de todo o empreendimento e a produção e acesso de informações em tempo real. Os sistemas ERP alavancaram o mercado de softwares em meados da década de 90 atingindo US$ 15 bilhões em 1999 [Prassad, 1999] e revolucionaram a forma como as empresas produziam bens e serviços integrando diferentes partes da companhia e garantindo o fluxo de informações em tempo real por toda a organização.
Embora os ERP tenham se