Gravidez e fisiologia fetal
Fisiologia
Odontologia
Unicastelo
Alunos:
Amanda
Diego
Larissa
Luciana
Silvana
Professora: Juliana
Gravidez e
Fisiologia
Fetal
SUMÁRIO:
RELEMBRANDO A OVULOGÊNESE
FECUNDAÇÃO DO ÓVULO E AS ETAPAS INICIAIS DO CRESCIMENTO.
DIVISÃO E MULTIPLICAÇÃO CELULAR
IMPLANTAÇÃO DO OVO
RESUMO DOS DIFERENTES TECIDOS E ÓRGÃOS E FOLHETOS EMBRIONARIOS DO QUAL DERIVAM.
NUTRIÇÃO DO FETO NO ÚTERO
RESUMO
Relembrando a Ovulogênese (Ovogênese ou Oogênese).
Tem início durante a vida intra-uterina, continuando posteriormente a partir da puberdade até a menopausa. Na ovogênese ocorre uma sequência de eventos pelos quais as ovogônias se transformam em ovócitoI (2n), ovócito II (n) e no final em óvulo.A ovogênese divide-se em 3 fases:
Multiplicação – germinativo, Crescimento e Maturação.
Período germinativo:
Há muitas mitoses e formação de ovogônias (2n). Ocorre na fase embrionária.
Período de Crescimento:
Não há divisão celular, mas é nessa fase que as ovogônias crescem. Cada ovogônia (2n) dá origem a um ovócito I, que também é (2n) diplóide. No período embrionário, os ovócitos I iniciam a meiose I, mas param na prófase, permanecendo assim até a puberdade.
Período de maturação:
Em cada ciclo menstrual, geralmente apenas um dos ovócitos I em prófase interrompida finaliza a meiose I, formando o ovócito II e um glóbulo polar ou corpúsculo polar (células menores). Ambos são células haplóides, possuindo (n) cromossomos duplicados. O ovócito entra em meiose II, que fica interrompida na fase de metáfase II, quando ocorre a ovulação, ou seja, o ovócito II sai do folículo ovariano e do ovário e entra na tuba uterina.
A meiose II só se completa se houver a penetração do espermatozóide no ovócito II que origina o 2º glóbulo polar que permanece até a fusão dos núcleos masculino e feminino no citoplasma da célula; O ÓVULO que é o gameta feminino. Os