Administração de Recursos Humanos
1. Introdução
Sabe-se que um fator determinante para o sucesso de uma organização está relacionado com os membros que fazem parte da mesma, e, em essência como ocorre a relação entre estes e entre estes e membros de outras organizações das quais depende-se.
Para tonar a relação entre organizações, e as relações dentro da organização, saudável, estudos foram e vem sendo realizados por vários pesquisadores, criando a partir destas, teorias e métodos de administração de recursos humanos a serem empregados pela organização, mais precisamente, pelo gerente responsável.
O emprego destes métodos tem o intuito de se chegar ao sucesso da forma mais democrática possível, atribuindo condições e atividades para cada membro, de acordo com suas habilidades e competências.
2. Desenvolvimento
2.1. Gestão de Pessoas e o que a mesma envolve, sob a Ótica Atual
Amoderna Gestão de Pessoas trata as pessoas como parceiros da organização, sendo os mesmos, fornecedores de conhecimento, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante, a inteligência que proporciona decisões racionais e imprime significado e rumo aos objetivos globais, constituindo assim o capital intelectual da organização.
A Administração de Recurso Humanos tem por finalidade, então, definir políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas, abordando os seguintes itens:
Planejar;
Organizar;
Dirigir;
Controlar.
Para a realização de suas tarefas e alcançar seus objetivos a ARH baseia-se em três aspectos fundamentais, que são:
As Pessoas como Seres Humanos;
As Pessoas como Ativadores Inteligentes de Recursos Organizacionais e;
As Pessoas como Parceiros da Organização.
As atividades de responsabilidade da ARH, a serem citadas, estão contidas nos seis
Processos da Gestão de pessoas.
Análise e descrição de Cargos;
Desenho de Cargos;
Recrutamento e