garrafa de leiden
1- Como funciona a garrafa de Leiden?
2- Qual a semelhança entre um marca-passo e uma garrafa de Leiden?
3- Por que a corrente elétrica, durante um choque, causa queimaduras e até pode matar?
Como funciona a garrafa de Leiden?
A Garrafa de Leiden é um capacitor, um dos primeiros a serem inventados. Se objetivo final é armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Sendo um capacitor nada mais que um arranjo de dois materiais que tenham a mesma quantidade de carga, entretanto com sinais opostos. Porém, os metais (sendo ótimos condutores elétricos) devem permanecer separados por um material não condutor, para que não haja transferência de elétrons entre eles. Essa capacidade de armazenar cargas, chamada de capacitância, depende muito desse material isolante.
Para fazer esta garrafa de Leiden é simples, basta utilizar uma garrafa (ou um copo) plástica, forrá-la de papel alumínio, por dentro e por fora, furar a tampa da garrafa e colocar uma haste condutora, como um fio de cobre grosso, e outro fino para “ligar” do alumínio à haste mais grossa, assim: Depois de feito isso, basta tampar. Para carregar a garrafa, você pode utilizar um gerador de Van der Graaff, ou então, sua televisão, passa-se o fio de cobre aproximado da tela primeiro ao ligar, depois ao desligar. Pronto, sua garrafa esta carregada. Para descarregá-la basta encostar-se à ponta do fio e no alumínio na parte de fora da garrafa.
Qual a semelhança entre um marca-passo e uma garrafa de Leiden?
O marca-passo é outro tipo de aparelho que funciona, também, como um gerador de impulso elétrico, para corrigir os batimentos cardíacos. Quando o coração não funciona com o batimento correto, ou sofre pequenas paradas, o marca-passo gera um sinal elétrico dentro do corpo, também aplicado diretamente no coração e garante seu batimento correto. O mesmo possui um gerador e