Aula 05 Tópicos De Física 2015
Prof. Danilo
Aula 05 (páginas 73 até 79 da Apostila)
Eletromagnetismo
Eletromagnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo. Essa teoria baseia-se nos seguintes princípios:
• Cargas elétricas em movimento geram campo magnético;
• Variação de fluxo magnético produz campo elétrico.
Durante muito tempo, acreditou-se que eletricidade e magnetismo eram o mesmo fenômeno. Foi somente em
1600 que o médico e físico inglês William Gilbert (15441603) escreveu um livro distinguindo as duas teorias.
Apesar dessa diferenciação entre os dois fenômenos, havia fortes indícios de que existia alguma relação entre eles.
Eletromagnetismo
William Gilbert (1544-1603)
Livro: De Magnete, Magneticisque Corporibus, et de Magno Magnete Tellure (Sobre os ímãs, os corpos magnéticos e o grande imã terrestre).
Ilustração do De magnete mostrando como uma bússola se desvia do plano tangente a uma pedra-ímã esférica (a terrella) o mesmo desvio, na superfície da Terra, é chamado de inclinação.
Eletromagnetismo
Gilbert confeccionou esferas de magnetita , minério de ferro magnético, e estudou o campo em torno delas com o auxílio de diminutas agulhas de bússola, dispostas em diferentes posições e diferentes distâncias em torno das esferas. Constatou haver, em um ponto da esfera, uma atração máxima de uma das extremidades da agulha, e, no ponto diametralmente oposto, uma atração máxima da outra extremidade. Em vários pontos da superfície da esfera, a agulha orientou-se sempre em uma posição definida ao longo de um círculo máximo, ligando os pontos de atração máxima ou polos magnéticos da esfera. Isso era surpreendentemente semelhante ao comportamento das agulhas da bússola em vários pontos da superfície da
Terra e Gilbert concluiu que o nosso globo pode ser considerado um ímã gigantesco com os polos localizados próximos aos polos Norte e Sul geográficos. Esse conceito sobreviveu através dos séculos e, matematicamente ampliado pelo matemático