Aula 06 Tópicos De Física 2015
Prof. Danilo
Aula 06 (páginas 80 até 90 da Apostila)
Hans Christian Oersted
Físico e químico dinamarquês (1777-1851).
É conhecido sobretudo por ter descoberto que as correntes elétricas podem criar campos magnéticos que são parte importante do Eletromagnetismo.
As suas descobertas moldaram a filosofia pós-kantiana e os avanços na ciência durante o final do século XIX.
Foi também o primeiro pensador moderno a descrever explicitamente e denominar a experiência mental.
Experimento de Oersted
Experimento de Oersted
André-Marie Ampère
Cientista, físico, filósofo e matemático francês (1775-1836).
Ocupou-se com vários ramos do conhecimento humano, deixando obras de importância, principalmente no domínio da física e da matemática. Partindo das experiências feitas por Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso descobriu as leis que regem as atrações e repulsões das correntes elétricas entre si. Idealizou o galvanômetro, inventou o primeiro telégrafo elétrico e, em colaboração com Arago, o eletroímã. Em sua homenagem, foi dado o nome de ampère (símbolo: A) à unidade de medida da intensidade de corrente elétrica.
Força magnética sobre condutores paralelos (descoberta de Ampère)
George Simon Ohm
Físico e matemático alemão (1789-1854).
Entre 1826 e 1827, Ohm desenvolveu a primeira teoria matemática da condução elétrica nos circuitos, baseando-se no estudo da condução do calor de Fourier e fabricando os fios metálicos de diferentes comprimentos e diâmetros usados nos seus estudos da condução elétrica.
Este seu trabalho não recebeu o merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841 quando recebeu a medalha Copley da
Royal Society.
Primeira Lei de Ohm (1827)
Segunda Lei de Ohm (1827)
Michael Faraday
Físico e químico inglês (1791-1867).
É considerado