Relatório de Orgânica I
Instituto de Química - IQ
Prática I
Extrato da Erva Mate
Disciplina: Química Geral Experimental II
Professor: João Gouveia
Aluno: Bernardo Corrêa
Prática realizada em: 21/08/14
I - Introdução
A prática experimental aproxima a compreensão de certo conteúdo do indivíduo através da afirmação da tese estudada. A mesma tira dúvidas que possam existir sobre determinadas teorias e melhora a assimilação dos conteúdos. Para isso é necessário um relato experimental contundente, onde aquele que escreve deve ter consciência de que quem o ler precisará compreender os processos para reproduzi-los eficientemente.
Claro que, para obter certo produto, nem sempre são utilizados os mesmos métodos e os mesmos métodos nem sempre obtém exatamente o mesmo resultado quando se trata de rendimento e outros tópicos.
Para lidar com tal assunto, o experimento tratou-se de obter chá mate a partir da extração por aquecimento em água de sua erva. O chá obtido possui diversos benefícios para a saúde pelas suas propriedades medicinais por isso é também utilizado como remédio caseiro. Dentre tais propriedades está a diminuição da absorção de gordura dos alimentos o que ajuda no controle do nível de colesterol no corpo. O extrato da erva apresenta alguns produtos como cafeína, minerais e vitaminas, apresentando, então, efeito antioxidante, antidepressivo, histamínico, diurético e laxante suave.
II - Relato Experimental
Metodologia Científica:
A extração de essências e chás de vegetais é utilizada em larga escala e desde a antiguidade, tanto para uso medicinal quanto para a alimentação. Tal método se baseia na adição da erva da qual se quer obter o chá a certa quantidade de solvente e esquentá-la para que os princípios ativos da erva sejam extraídos dela para tal solvente.
Alguns fatores que interferem neste método, como as propriedades físico-químicas dos princípios ativos da erva, que se não forem semelhante aos do